A Delegacia de Polícia Civil de Cocal, no Norte do Piauí, deflagrou a operação "Canto Livre", que resultou na apreensão de diversos animais silvestres e exóticos mantidos em cativeiro. A ação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (16/07), em uma propriedade situada no povoado Gado Bravo, zona rural do município.
A ação teve como finalidade dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência investigada. No momento da chegada dos policiais, não havia ninguém no imóvel. Durante as buscas, foram encontrados vários animais confinados, alguns em situação deplorável, como gaiolas superlotadas e jaulas apertadas.
Dentre os 73 animais apreendidos, destacam-se três tucanos, dois papagaios, um macaco-prego, um macaco sagui (conhecido popularmente como soin), cancões, galos-de-campina, além de periquitos e canários de diversas espécies da fauna brasileira e de espécies exóticas (que são vendidas livremente). Alguns dos animais encontrados constam na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Uma equipe da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) prestou apoio nas diligências. Após os procedimentos na Delegacia de Cocal, os animais foram encaminhados à sede do Ibama em Parnaíba, onde passarão por avaliação e receberão os cuidados necessários.
A Polícia Civil reforça a importância da população e pede que continue colaborando no combate aos crimes ambientais, realizando denúncias de forma anônima, por meio do WhatsApp Denúncia de Cocal e Cocal dos Alves: (86) 9 9410-9389.
Postar um comentário